Wednesday, March 23, 2011

Como eu havia dito no post anterior, vou  fazer a dieta Dukan  inspirada pela Fernanda, que perdeu uns 5 ou 6 kg com a dieta.
Mas a Fê, além de super determinada e persistente, tem algumas vantagens em relação a mim, que a fazem ser menos resistente a perder peso:
- Ela é mais nova que eu
- Ela precisava perder bem menos peso do que eu
- Ela mora sozinha, o que a permite escolher totalmente o que vai na geladeira de casa, evitando as tentações. Eu moro com 2 crianças e um marido em casa. Nao posso obrigá-los a seguir minha dieta, o que significa que as vezes chego em casa e tem bife a milanesa com batatas para o jantar e eu vou lá comer ovo pochê e uma saladinha. É foda.
Tudo bem que eu e a Fe trabalhamos no mesmo lugar, onde as tentações são inúmeras: Todo o dia a tarde tem lanchinho com bolo, sanduíches, além de guloseimas a nossa disposição na cozinha. E toda quinta-feira tem happy hour, com cardapios que variam entre comida mexicana, baiana, salgadinhos tipo coxinha, empadinha e pasteizinhos. Sim, é bem dificil emagrecer aqui, mas vamos lá!


Bom,  vamos detalhar um pouco mais sobre a dieta:


A dieta Dukan consiste em 4 fases:
- A fase de ataque, que é uma dieta super restritiva, em que só são permitidas proteínas puras
- A fase de alternância, em que você alterna 5 dias de proteínas + vegetais com 5 dias de proteínas puras.
- A fase de consolidação, em que você tem uma dieta de proteínas + vegetais, um dia de proteínas puras por semana, mas pode ter 2 "refeições de gala" por semana, em que você pode comer o que quiser (sem repetir nenhuma porção) . Esta fase dura dez dias por kilo que você perdeu na fase de ataque e na fase de alternância. Por exemplo, se você perdeu 5 kilos, sua afase de consolidação deve durar 50 dias. O objetivo dessa fase é evitar aquele efeito rebote, que faz o seu corpo absorver desesperadamente todas as calorias até de um copo dágua, porque passou por um longo período de privação. Esses dias devem fazer com que seu corpo acostume com o novo peso e perceba que você nao vai passar fome de novo. Por isso é bem importante evitar abusos nessa fase, porque senao vc engorda de novo!
- A fase de estabilização, em que você pode comer normalmente, mantendo uma regra: manter um dia de proteínas puras por semana, pra sempre!


Minha meta era 49 kgs. Mas no próprio livro ele menciona que um dos erros é se apegar ao peso que se tinha quando era muito jovem.


A média de ganho de peso é 1 kg por década, mais 2 kg por filho que se teve. No meu caso, que aos 20 anos tinha 49kg, aos 31, com 2 filhas eu deveria pesar 54kg. Mas eu me sinto gordinha com 54kg.
Um dos pontos que não se ensina como calcular no livro, mas tem no site do Dr Dukan é a sua estrutura óssea. Eu tenho uma estrutura óssea magra, o que permite baixar um pouco o peso. No site, tem uma calculadora onde vc poe dados como peso qu quer atingir, peso máximo, idade, altura e quantos filhos já teve e ele calcula um peso ideal e de quanto tempo deve ser cada uma das suas fases da dieta. Este foi o meu resultado:






 Ou seja:
4 dias de fase ataque;
85 dias de fase de alternância (vai ser foda, são mais de 3 meses de dieta pesada)
121 dias de consolidaçao (porque eu perderia 12,1 kg nas duas primeiras fases)
e estabilização pro resto da vida


Ainda nem comecei nem comprei os ingredientes para ter em casa, mas vou começar ainda essa semana e vou publicando aqui os resultados.

No comments:

Post a Comment